28 fevereiro 2013

Arroz de Pato

A vida é feita de lembranças. O que hoje é, amanhã já não é. O que hoje existe, amanhã já não está cá. Há várias, muitas, diria até mais do que eu poderia vir imaginar, coisas, cheiros, situações, sons...lembranças diárias, que me fazem lembrar uma pessoa que perdi faz em Abril 1 ano. Essa pessoa é o meu sogro. Sim é, porque ele faz, fará sempre parte da nossa vida.

E a receita de hoje, sem dúvida que se a aprendi a aperfeiçoar foi com ele - Arroz de Pato.


Gosto muito de um bom Arroz de Pato, sempre gostei. Adoro o Arroz de Pato da minha mãe, e gosto do que eu faço, mas se havia arroz de pato capaz de me fazer ir duas ou três vezes ao tabuleiro era o do meu sogro. E depois para finalizar nada como a canja de pato que ele fazia, regada com vinho da Madeira. Era de "chorar" por mais. Fica para uma próxima, essa receita.


O meu arroz não faz jus ao que ele fazia, mas estava muito bom. Apenas faltaram as passas que já não tinha. Mas vou por a receita como ele me ensinou.


Um grande beijo Sr. David, esteja onde estiver, temos muitas saudades. Muitas mesmo.



Vamos à receita:

Ingredientes:
Pato
Cenoura
Nabo
Chouriço
Bacon (foi acrescentado por mim, porque ele não ponha)
Arroz
Amêndoas
Passas (não pus, porque não tinha)
Sal

Preparação:

Cozi na noite anterior, o pato na panela pressão durante cerca de 20 minutos, juntamente com o chouriço, o bacon, a cenoura, o nabo e um pouco de sal. 

(A ideia de cozer a cenoura e o nabo com o pato, deve-se a serem depois utilizados para fazer a deliciosa sopa de pato, que vos falei. Não a fiz, mas prometo que numa próxima porei a receita.)

No outro dia, e depois de ter retirado todo da panela de pressão, utilizei a mesma água para cozer o arroz. Temperei com mais um pouco de sal, e deixei cozer em lume brando, até desaparecer praticamente a água, de modo a ficar seco.

Entretanto, enquanto cozia o arroz, desfiava o pato e cortei o bacon e o chouriço.

Num tabuleiro, coloquei uma primeira camada de arroz, depois o pato desfiado e o bacon cortado aos quadrados. Voltei a colocar nova camada de arroz, e finalizei com o resto do bacon, alguns bocados de chouriço que também desfiei, rodelas do mesmo e por fim a amêndoa picada e as passas (que não pus).

Levei ao forno cerca de 20 minutos.




É bom, muito bom mesmo :)

 
Bom apetite!

2 comentários:

  1. Ora nem mais, mas infelizmente a vida é mesmo assim e temos que seguir em frente e valorizar as pessoas e momentos que passamos.

    Quanto ao prato, é uma delicia, adoro arroz de pato e ficou bem guloso! :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Diogo, pela sempre gentileza.
    Um beijinho

    ResponderEliminar