19 fevereiro 2013

Filetes de pescada enrolados com miolo de camarão, acompanhados de espargos cozidos com presunto

Eu gosto muito de cozinhar. Para mim a cozinha é o meu espaço de invenção, de descompressão, de tentativas, de seguir ideias já criadas e a elas acrescentar (ou não) um pouco de mim. É sem dúvida, o "mundo" para onde fujo e "crio" o que gosto. 

Mas a vida e o tempo, ou melhor a falta dele, não nos permite fazer refeições ditas pomposas, mas não invalida que não se tente de vez em quando fazer algo com um aspeto minimamente digno de um prato vá qui ça, gourmet. E não é que ficou mesmo, pelo menos para nós ficou. Gostei do resultado final, e foi tão mas tão fácil de fazer.

Vamos à receita:

Ingredientes:
Espargos
Presunto
Filetes de pescada
Miolo de camarão
Limão
Azeite
Alho
Sal
Pimenta preta
Coentros

Preparação:

A receita dos espargos, fi-la conforme a receita do Chef Henrique Sá Pessoa.

Primeiro temperei os filetes com sal, pimenta preta e muito limão.

Depois arranjei os espargos e levei a cozer em água a ferver, temperada com sal, apenas após a água levantar fervura.


Após estarem cozidos, coloquei-os dentro de água gelada, para que fiquem rijos.

Numa frigideira, coloquei o azeite, os alhos e os coentros picados. Deixei fritar um pouco o alho e acrescentei o miolo de camarão.

Entretanto na tábua estendi os filetes, e em cada um coloquei um pouco do miolo de camarão. Enrolei e fechei cada um com palitos. Levei na mesma frigideira, ao lume, os filetes passados por ovo e farinha.

Enquanto tinha os filetes no lume, escorri os espargos e sequei-os bem, coloquei-os num prato e fiz rolinhos com presunto, conforme a foto. Temperei com azeite e pimenta preta.


Depois foi só servir, juntamente com os filetes. Ficou muito bom. A mistura do sabor dos espargos com o presunto é delicioso, e como acompanhamento do peixe serviu perfeitamente.



Bom apetite!

2 comentários:

  1. Mas que aspecto bom tem essa tua refeição!!!
    Adorei a combinação ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. :) Muito obrigada Xana. Estava óptima. Muito leve mas muito saborosa, então os espargos foram uma tremenda agradável surpresa para mim. Experimenta. Beijinhos

    ResponderEliminar