07 fevereiro 2013

Bacalhau frito no forno

Bacalhau é o "Fiel amigo do português - somos Reis do Bacalhau", talvez sejamos dos povos que o saibamos cozinhar de mil e uma maneiras. E eu gosto tanto de Bacalhau.

Este menino foi primeiro frito e depois levei-o ao forno com batatas. E para acompanhar, e porque adoro, fiz umas migas de couve com feijão-frade.

Vamos à receita:


Primeiro, fritei o bacalhau em azeite com muito alinho e em lume brando, virando várias vezes o bacalhau.

Tirei o bacalhau e reservei. Na mesma frigideira, coloquei duas cebolas e três dentes de alho, que cortei às rodelas. Juntei dois tomates cortados aos quadros e juntei coentros. Deixei amolecer a cebola.

Num prato de barro, coloquei um pouco de azeite, as postas de bacalhau (anteriormente fritas), as batatas cortadas às rodelas à volta e por cima pus a cebolada. Levei ao forno a cerca de 180º / 190ºC, até as batatas ficarem cozidas.

Entretanto, novamente na mesma frigideira, coloquei mais azeite, 5 dentes de alho picados e deixei fritar um pouco o alho. Juntei a broa de milho esfarelada e mexi. Juntei-lhe a couve (utilizei um saquinho de couve preparada para caldo verde) previamente cozida e o feijão-frade. Deixei estar mais um pouco a absorver os sabores e servi como acompanhamento do bacalhau. 




 Que vos parece. Vai um bocadinho? :)


Bom apetite!

2 comentários: