19 novembro 2013

Bolo I can't believe you made that cake (da Lorraine Pascale)


Depois de um longo período de ausência, por motivos pessoais, profissionais e sim também porque tantas vezes o cansaço se apoderou de mim e a vontade era mínima, este meu cantinho tão especial, ficou parado.

Se agora vou conseguir mais frequentemente colocar receitas? Não sei, espero que sim, é essa a minha vontade. E vou fazer por isso.

Vou começar com um bolinho que fiz para os meus anos. No dia 21 de Outubro assoprei a linda idade de 32 anos. :) E não poderia ter escolhido melhor bolo do que este, de uma das minhas chefs preferidas - Lorraine Pascale.

Vamos à receita:

Ingredientes para o bolo:
200 g de manteiga
200g de açúcar
4 ovos
140 farinha sem fermento
60g de cacau em pó
1 colher de café de sal
2 colheres de chá de fermento em pó
75-80 palitos de chocolate a gosto (para por à volta do bolo)
Framboesas e mirtilhos (para a cobertura)
Manteiga para untar
Papel vegeta (para a forma)

Ingredientes para o creme de manteiga:
250 g manteiga
500 de açúcar em pó
100 g de chocolate preto derretido




Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180º C, untar com manteiga a forma redonda e forrar com papel vegetal, em baixo.

Na batedeira, deitar a manteiga e o açúcar e misturar bem até obter um creme homogéneo. Adicionar metade dos ovos e metade da farinha, misturar bem.

Juntar o resto dos ovos, da farinha, o cacau em pó, o sal, o fermento e misturar mais um pouco. Começar com uma velocidade baixa, de modo a que o cacau não lhe saia da batedeira. Verter na forma e levar ao forno cerca de 30 a 40 minutos ou até que o palito saia limpo.

Depois de cozido retirar e deixar o bolo arrefecer, por completo.

Enquanto isso, preparar o creme de manteiga: colocar a manteiga (à temperatura ambiente) e o açúcar na batedeira e bater até obter um creme homogéneo. Aconselho a colar um pano a tapar o copo da batedeira, e começar por uma velocidade baixa, isto porque o açúcar em pó com as pás da máquina vai levantar :). Adicionar o chocolate derretido e misturar durante mais dois minutos.

Depois de o bolo estar completamente frio, dividir o bolo ao meio com uma faca de serrilha.

No prato em que se vai servir o bolo, colocar um pouco do creme de manteiga (uma colher de sopa do creme é o suficiente, pois é apenas para agarrar o bolo ao prato) já feito, e por cima por uma parte do bolo. 

Com a ajuda de uma espátula, espalhar metade do creme de manteiga, e por cima a outra parte do bolo. Com o creme, barrar o topo e os lados do bolo, tornando a camada o mais lisa possível. Colocar no frigorífico durante 30 minutos para solidificar o creme de manteiga aplicado. Ao fim dos 30 minutos, colocar o resto do creme de manteiga, novamente no topo e lados do bolo.

Por fim e com cuidado, colocar na vertical os palitos de chocolate e no topo do bolo as frutas. Levar novamente ao frigorífico, pelo menos por cerca de 1 hora antes de servir.

No fim polvilhar com açúcar em pó.


Apesar de tido o azar de alguns dos meus canudinhos de chocolate terem desmaiado, só vos digo que este bolo é mesmo muito bom. Vale bem a pena fazê-lo.

Gostaram, façam-no.

3 comentários:

  1. Muitos parabéns a ti, o bolo está lindo e espero que continues aqui, mesmo que seja mais espaçado!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  2. isto dá para quantas pessoas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá peço-lhe desculpa por só agora estar a responder à sua questão, mas não tinha vindo até este meu cantinho (felizmente) por motivos profissionais e depois por férias. Este bolinho deu para 10 generosas fatias e ainda sobrou cerca de 4 a 5 fatias.

      Obrigada
      Carla

      Eliminar