21 dezembro 2012

Paté de Atum com Delícias do Mar


Rápido e delicioso. Não é o que se quer?

Ingredientes:
Atum
Delícias
Pickles
Coentros
Alho em pó
Maionese

Preparação:
Colocar no copo da varinha mágica, o atum, as delícias, os pickles, a maionese, o alho em pó e os coentros. Picar todo muito bem (ou até ganhar a consistência que preferirem) e servir com tostas. Delicioso só vos digo :)

Salmão grelhado com arroz de tomate e cenoura



Dêem-me salmão e arroz e fazem de mim uma mulher feliz :) Eu adoro este peixe. Adorado por uns, odiado por outros eu acho-o simplesmente divinal. O meu marido dantes não lhe ligava, agora também passou a gostar. Este foi grelhado na chapa, mas há inúmeras formas de o fazer.

Ingredientes:

Para o salmão:

Salmão
Azeite
Alho
Especiarias para grelhados
Cebolinho
Limão
Sal

Para o arroz:
Arroz
Azeite
Alho
Cenoura
Tomate
Sal

Preparação do arroz:

Levar ao lume o azeite, com o alho bem picadinho e o tomate. Juntar o arroz e deixar cozer em lume brando um pouco. Juntar a água quente (o dobro do arroz) e a cenoura. Deixar cozer o arroz em lume brando.

Preparação salmão:

Untar um grelhador com azeite.Colocar os dentes de alho inteiros (ligeiramente cortados) e pôr por cima as postas de salmão. Temperar com o sumo de limão, o sal, o cebolinho, as especiarias para grelhados. Grelhar a gosto e servir, acompanhado do arroz.

Bom apetite!

Arroz de lulas com Lombinhos do Mar



Um arrozinho rápido e delicioso. Eu adoro arroz de lulas. Vamos à receita?

Ingredientes:
Azeite
Cebola
Alho
Tomate (usei concentrado da Compal)
Vinho branco
Lulas
Lombinhos do Mar Pescanova
Arroz
Coentros
Sal e pimenta preta q.b

Preparação:
Levar ao lume num tacho, a cebola e os alhos picados com o azeite e o tomate. Deixar refogar um pouco.

Colocar as lulas, depois de limpas e cortá-das às rodelas, e juntar o vinho branco. Temperar com o sal e a pimenta preta moída. Deixar cozer as lulas.

Quando as lulas tiverem praticamente cozidas, juntar a água para o arroz (duas vezes a medida do arroz, para ficar caldoso conforme a foto). 

Quando o arroz estiver quase cozido, juntar os lombinhos do mar (aqui). Retirar do lume e juntar os coentros.

Servir quente. Bom apetite!



12 dezembro 2012

Tarte de Maça, rápida e deliciosa




Esta receita de Tarte de Maça, é super rápida mas muito leve e saborosa. Tirei-a da net, mas infelizmente não consigo encontrar o sítio onde fui buscar a receita. Peço desculpa à autora da mesma.

Eu fiz algumas alterações à receita original. Fica a maneira como a fiz:

Ingredientes:

Massa folhada
9/10 maças (conforme o tamanho da tarteira)
Açúcar amarelo q.b
Açúcar baunilhado q.b
Canela

Preparação

Num tacho colocar 7 a 8 maças descascadas a cozer, juntamente com açúcar amarelo (eu pus cerca de 6 colheres (de sopa) de açúcar, mas fica ao gosto de cada um, e um pouco de açúcar baunilhado. Quando cozidas, esmagar as maças para utilizar depois como recheio.

Abrir a massa folhada e colocar em cima da tarteira. Colocar o recheio anteriormente feito, e depois cortar as restantes maças aos gomos (meia-lua) e pôr por cima. Finalizei com canela e novamente açúcar baunilhado. Levei ao forno até a massa ficar dourada.

Fabulosa. Adorámos. E o melhor é ultra-rápida :)

Bom apetite.

11 dezembro 2012

Pernas de frango assadas



Cada vez mais acho que a compra da Actifry foi uma mais valia para o nosso dia-a-dia. É de facto uma máquina muito rápida e onde se pode fazer variadíssimas coisas. Estas perninhas de frango, foram feitas lá, mas nada que não possam fazer no forno.

Ingredientes:

Pernas de Frango
Limão
Vinho branco
Alho
Manjericão
Cebolinho
Sal
Pimenta preta

Preparação:

Coloquei na máquina (a fazerem no forno, coloquem num tabuleiro) o azeite, o vinho branco, os alhos inteiros (apenas os esmaguei um pouco com a faca), as pernas de frango, o sal (q.b.), a pimenta preta (moída na altura), o manjericão e o cebolinho. Por fim espremi um limão e da casca cortei-a às fatias e também coloquei lá dentro. Acompanhei com esparguete.

Nada mais prático, nada mais rápido, mas posso vos dizer que o molho, estava de se lamber os dedos.

Bom apetite!


Bacalhau no forno com batata doce




Este bacalhau foi "inventado" à pressão. Mas a combinação do bacalhau com as batatas doces, ficou perfeita, pelo menos para nós os três :)

Fiz assim:

Coloquei no fundo do tabuleiro, azeite. De um lado pus cebola cortada às rodelas, tomate e alho inteiro, apenas o esmaguei um pouco. Pus os lombinhos de bacalhau em cima e reguei novamente com azeite e salpiquei com manjericão.

Do outro lado do tabuleiro, pus as bastatas doces cortadas e temperei apenas com um pouco de sal.

Levar ao forno. Bom apetite

Tarte Frangipan com amêndoa e doce de framboesa







Estas tartes são uma deliciosa surpresa  É uma receita do Jamie Oliver, mas fui buscá-la ao Blog Ratatui dos Pobres (aqui) que simplesmente adoro.

Vamos à receita?

Eu fiz a massa quebrada, mas para ser ainda mais rápido a fazer, basta comprá-la.

Massa quebrada (na bimby)
300 g de farinha
130 g de manteiga
70 g de água
meia colher (de chá) de sal
uma colher (de sopa) de açúcar

Preparação:
Colocar todos os ingredientes, pela ordem atrás descrita, na bimby e programar 15 seg. na velocidade 6.


Recheio da Tarte:

Ingredientes:
1
100 g de amêndoas moídas
100 gr de manteiga
90 g de açúcar refinado  (eu usei açúcar amarelo)
1 laranja
1 colher (de sopa) de extracto de baunilha
Doce de Framboesa

Preparação:
Fazer uma mistura com o ovo, as 100 g de amêndoas, as 100 g de manteiga, as 90 g de açúcar. Mexer todo. Adicionar as raspas de 1/2 laranja (eu adicionei também sumo de meia laranja)e o extracto de baunilha. Misturar todo muito bem, até fazer uma pasta.

Colocar nas formas a massa folhada e começar a por o recheio pela seguinte ordem:  primeiro uma colher (de chá) de doce de framboesa, depois uma colher do recheio anteriormente feito, novamente uma de doce e finalizar com uma do recheio.

Levar ao forno, já pré-aquecido a 180ºC, durante 18 minutos, ou assim que virem que a massa está cozida.

Bom apetite!




06 dezembro 2012

Risotto de Courgette e perninhas de frango recheadas com farinheira





Mais um pratinho quentinho para estes dias bem frios.

As pernas de frango com farinheira, são feitas pelo senhor do talho onde compro a minha carne. São ótimas. Basta colocá-las num tabuleiro, sem necessidade de levar azeite, e levá-las ao forno até que a pele fique com este aspecto tostadinho e divinal (pelo menos para os meus olhos :) ).

Quanto ao arroz, comprei no continente na área gourmet aqui, e fiz conforme o modo de preparação que vem no próprio pacote do arroz, que passo a transcrever:

Saltear num tacho com um pouco de azeite, juntar aos poucos água quente (ou caldo vegetal) e mexer continuamente acertando a água. Temperar com sal e pimenta a gosto. Pimenta eu não coloquei por causa da minha filhota. No final juntar uma noz de manteiga. É um arroz extremamente solto e saboroso. Vale a pena experimentar. Adorámos.

Bom apetite!

Robalo escalado grelhado, com batatas no forno e salada de tomate



Eu gosto muito de peixe e simplesmente adoro Robalo, escalado então, nem se fala!

Fiz assim, coloquei num tabuleiro as batatas Mediterranean da McCain aqui, e levei ao forno (sem qualquer gordura) até ficarem douradinhas.

Quanto ao peixe grelhei-o em azeite e temperei-o apenas com um pouco de sal, alho moído e manjericão.

Para acompanhar cortei tomate e queijo fresco, coloquei umas azeitonas descaroçadas e temperei com um fio de azeite e sal para saladas da Vatel aqui.

Soube-me pela vida :)
Bom apetite!

04 dezembro 2012

Pizza de carne picada




Ingredientes:
Massa para pizza (usei massa refrigerada continente)
Ketchup
Carne picada (sobras de frango)
Cogumelos
Milho
Miolo de camarão
Queijo em fatia
Alcaparras
Tomate cherry
Queijo ralado
Orégãos

Preparação:
Num tabuleiro, coloquei a massa para pizza (com o papel onde vem enrolada).
Barrei a massa com ketchup. Depois foi só colocar os restantes ingredientes. Comecei pela carne, depois os cogumelos, o milho, o queijo em fatia, as alcaparras, o miolo de camarão, os tomates cherry, e finalizei com o queijo ralado por cima e bastante orégãos. Levei ao forno até ficar com esta cor linda :).

Espero que gostem. Bom apetite!

Croissant



Estes croissant foram o nosso pequeno-almoço de Domingo. E só posso dizer que "voaram" num instante :)

Nada mais fácil de fazer. Compram a massa para Croissant do Continente aqui, seguem os passos que eles dizem no saco dos mesmo, e depois é só rechear à vontade e levá-los ao forno. Demoram cerca de 30 minutos a ficar prontos.

Bom apetite!

03 dezembro 2012

Arroz de amêndoas e passas com bifes panados




Rápido e delicioso.
Os bifes panados não têm segredo nenhum. Comprei-os no talho e fritei em azeite, muito limão e alho.

Quanto ao arroz fiz assim:
No tacho coloquei um pouco de manteiga Vaqueiro para arroz e massas (aqui) e salteei o arroz. Depois juntei as amêndoas e as passas cortadas. Juntei água quente e sal. Deixei cozer e está pronto a servir.

Soube muito bem, nestes dias frios.

30 novembro 2012

Carne de Vaca com amêijoa





Eu simplesmente adoro amêijoas. Pudesse eu e acho que todos os dias comia um pratinho de amêijoas à bulhão pato. Enfim... Sonhos à parte, vamos à receita? Muito fácil e rápida, que é o que se quer.

As batatas foram fritas que era mesmo o que nos estava a apetecer, por norma não comemos, mas de vez em quando não há quem resista a uma bela batatinha frita :) mas façam o acompanhamento a vosso gosto. Também fica delicioso com um arroz branco com umas colheres (de sopa) por cima do maravilhoso molho da carne.

Quanto à carne, fiz assim.
Primeiro cortei os bifes de vaca em tiras, depois pus numa frigideira azeite, com 4 alhos inteiros e com pele. Apenas os esmaguei um pouco. Deixei saltear durante um bocadinho e pus cerca de duas colheres de pikles picados.

Temperei de sal, pimenta, um copo de vinho branco e umas gotas de molho de Tabasco (quem não tiver molho de Tabasco pode usar picante, embora o sabor seja um pouco diferente, também serve). 

Deixei evaporar um pouco o vinho e acrescentei a carne. Cerca de 10 minutos antes de a carne estar pronto, coloquei as amêijoas e tapei com uma tampa a frigideira para elas (amêijoa) abrirem. Por fim salpiquei, (no meu caso carreguei de, porque eu adoro) com coentros frescos.

Servir quente. Bom apetite



29 novembro 2012

Empadão de frango e perú, inventado à pressão




Este empadão surgiu depois de ter aberto a porta da minha arca, olhar para a gaveta da carne e ver dois saquinhos, cada um com um bife de frango, e um outra saco com dois bifes de perú! O que fazer? Mãos à obra. Então fiz assim:

Na bimby pus, azeite, dois dentes de alho, um bocadinho de colorau, a carne e cenoura. Deixei cozer a carne. No fim piquei todo. Para quem não tem bimby, ou pedem no talho que vos façam já isso e depois levam ao lume num tacho normal, ou se tiverem uma picadora poderão fazê-lo em casa.

À parte num tacho fiz o puré de batata. E aqui confesso que utilizei os instantâneos. O do Continente ou do Pingo Doce são fabulosos. Depois foi só "formar" o empadão. Num tabuleiro coloquei primeiro uma camada de puré de batata, seguida da carne, e assim sucessivamente até acabar. 

Por fim polvilhei com queijo ralado e broa ralada com coentros. Estava uma gulosice. Experimentem.

Bom apetite. 

Bolachas de Natal



Estas deliciosas bolachas fi-las a partir de uma receita gentilmente cedida pela Tefal. São ultra rápidas e muito muito agradáveis.

Ingredientes:
- 2 chávenas de farinha
-1 chávena de açúcar
- 1 chávena de manteiga
- 1 ovo
- raspa de limão

Preparação:
Amassem todos os ingredientes, com as mãos enfarinhadas e façam pequenas bolinhas e moldem-as com as mãos. Eu no meu caso fiz bolachas com as formas de Natal, e depois a minha filhota decorou ao gosto dela.

Levem ao forno, até ficarem amarelinhas, não deixem muito tempo. Eu distraí-me um pouco, gosto delas mais branquinhas. Mas estavam deliciosas. Já desapareceram e foram feitas no Domingo.

Bom apetite!

26 novembro 2012

2.º bolo de aniversário do meu pai - A caixa de Ferramentas




O 2.º bolo de anos do meu pai. O sortudo teve direito a dois bolos!.
Este também estava muito bom. Talvez por ter feito 4 camadas acho que ficou um pouco mais seco, mas estava igualmente saboroso. E eu adorei-o fazer.

Fiz novamente um pão-de-ló com ganache de chocolate e a cobertura é pasta de açúcar portuguesa.

22 novembro 2012

Bolo de aniversário do meu pai





Este é o bolinho de anos de hoje (sim porque no sábado vai ter outro) do outro homem da minha vida - o meu Pai.

Fiz um simples bolo de chocolate. Depois foi só decorar com o clube de coração dele :). Dele e meu :)

Espero que ele goste, pois ainda não o viu!

(O bolo estava delicioso, mas cometi um erro gravissímo, que tratei de o corrigir ainda (minimamente) a tempo. Então não é que me enganei na idade do meu pai?!?! Pois é verdade. Foram 53 e não 54 :) Mas no próximo bolo já não me enganei! )


Salmão e camarão com batatas gratinadas



Este foi o nosso jantar de ontem, estava ótimo.

Fiz assim:
No forno coloquei um tabuleiro com as deliciosas batatas de continente -  Batatas para gratinar (http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=4878553&CategoryName=5&CategoryPath=5|503&SubCategoryName=Batatas&Back=ProductsIndexMain.aspx?)
Valem bem a pena são muito saborosas e rápidas, para aquelas alturas em que nem sempre apetece estar a ter o trabalho todo :) Basta colocá-las no forno e seguir o tempo indicado no pacote das mesmas, no final salpiquei com salsa picada.

Na actifry (quem não tiver faz-se num grelhador normal)coloquei o salmão e os camarões. Exprimi um limão e meio, juntei 3 dentes de alho, cebolinho, pimenta preta moída e um pouco de sal. Deixar grelhar ao gosto de cada um.

Bom apetite!