28 fevereiro 2013

Arroz de Pato

A vida é feita de lembranças. O que hoje é, amanhã já não é. O que hoje existe, amanhã já não está cá. Há várias, muitas, diria até mais do que eu poderia vir imaginar, coisas, cheiros, situações, sons...lembranças diárias, que me fazem lembrar uma pessoa que perdi faz em Abril 1 ano. Essa pessoa é o meu sogro. Sim é, porque ele faz, fará sempre parte da nossa vida.

E a receita de hoje, sem dúvida que se a aprendi a aperfeiçoar foi com ele - Arroz de Pato.


Gosto muito de um bom Arroz de Pato, sempre gostei. Adoro o Arroz de Pato da minha mãe, e gosto do que eu faço, mas se havia arroz de pato capaz de me fazer ir duas ou três vezes ao tabuleiro era o do meu sogro. E depois para finalizar nada como a canja de pato que ele fazia, regada com vinho da Madeira. Era de "chorar" por mais. Fica para uma próxima, essa receita.


O meu arroz não faz jus ao que ele fazia, mas estava muito bom. Apenas faltaram as passas que já não tinha. Mas vou por a receita como ele me ensinou.


Um grande beijo Sr. David, esteja onde estiver, temos muitas saudades. Muitas mesmo.



Vamos à receita:

Ingredientes:
Pato
Cenoura
Nabo
Chouriço
Bacon (foi acrescentado por mim, porque ele não ponha)
Arroz
Amêndoas
Passas (não pus, porque não tinha)
Sal

Preparação:

Cozi na noite anterior, o pato na panela pressão durante cerca de 20 minutos, juntamente com o chouriço, o bacon, a cenoura, o nabo e um pouco de sal. 

(A ideia de cozer a cenoura e o nabo com o pato, deve-se a serem depois utilizados para fazer a deliciosa sopa de pato, que vos falei. Não a fiz, mas prometo que numa próxima porei a receita.)

No outro dia, e depois de ter retirado todo da panela de pressão, utilizei a mesma água para cozer o arroz. Temperei com mais um pouco de sal, e deixei cozer em lume brando, até desaparecer praticamente a água, de modo a ficar seco.

Entretanto, enquanto cozia o arroz, desfiava o pato e cortei o bacon e o chouriço.

Num tabuleiro, coloquei uma primeira camada de arroz, depois o pato desfiado e o bacon cortado aos quadrados. Voltei a colocar nova camada de arroz, e finalizei com o resto do bacon, alguns bocados de chouriço que também desfiei, rodelas do mesmo e por fim a amêndoa picada e as passas (que não pus).

Levei ao forno cerca de 20 minutos.




É bom, muito bom mesmo :)

 
Bom apetite!

19 fevereiro 2013

Filetes de pescada enrolados com miolo de camarão, acompanhados de espargos cozidos com presunto

Eu gosto muito de cozinhar. Para mim a cozinha é o meu espaço de invenção, de descompressão, de tentativas, de seguir ideias já criadas e a elas acrescentar (ou não) um pouco de mim. É sem dúvida, o "mundo" para onde fujo e "crio" o que gosto. 

Mas a vida e o tempo, ou melhor a falta dele, não nos permite fazer refeições ditas pomposas, mas não invalida que não se tente de vez em quando fazer algo com um aspeto minimamente digno de um prato vá qui ça, gourmet. E não é que ficou mesmo, pelo menos para nós ficou. Gostei do resultado final, e foi tão mas tão fácil de fazer.

Vamos à receita:

Ingredientes:
Espargos
Presunto
Filetes de pescada
Miolo de camarão
Limão
Azeite
Alho
Sal
Pimenta preta
Coentros

Preparação:

A receita dos espargos, fi-la conforme a receita do Chef Henrique Sá Pessoa.

Primeiro temperei os filetes com sal, pimenta preta e muito limão.

Depois arranjei os espargos e levei a cozer em água a ferver, temperada com sal, apenas após a água levantar fervura.


Após estarem cozidos, coloquei-os dentro de água gelada, para que fiquem rijos.

Numa frigideira, coloquei o azeite, os alhos e os coentros picados. Deixei fritar um pouco o alho e acrescentei o miolo de camarão.

Entretanto na tábua estendi os filetes, e em cada um coloquei um pouco do miolo de camarão. Enrolei e fechei cada um com palitos. Levei na mesma frigideira, ao lume, os filetes passados por ovo e farinha.

Enquanto tinha os filetes no lume, escorri os espargos e sequei-os bem, coloquei-os num prato e fiz rolinhos com presunto, conforme a foto. Temperei com azeite e pimenta preta.


Depois foi só servir, juntamente com os filetes. Ficou muito bom. A mistura do sabor dos espargos com o presunto é delicioso, e como acompanhamento do peixe serviu perfeitamente.



Bom apetite!

15 fevereiro 2013

Fettuccine fresco com amêijoa e lombinhos do mar

Massas e Arroz é de facto a minha perdição. Segundo os nutricionistas não podemos/devemos comer excessivamente, mas eu confesso que se pudesse assim o faria, pois adoro um bom prato de massa ou arroz. E para piorar, por norma são pratos que em 10/15 minutos estão na mesa e quase sempre fazem um "brilharete" :)

Este saiu à pressão, mas ficou muito saboroso.


Cozi conforme a indicação da embalagem, o fettuccine fresco da marca Pingo Doce.

Numa frigideira, pus azeite, muito alho picado, uma colher (de sobremesa) de polpa de tomate, coentros picados e deixei refogar um pouco. 


Depois acrescentei a amêijoa, temperei com sal e pimenta preta, tapei a frigideira e esperei que a amêijoa abrisse.


Entretanto retirei a massa do tacho e escorri a água da cozedura.

Por fim, foi só acrescentar a massa na frigideira, envolver muito bem e acrescentar os lombinhos do mar (pescanova) cortados às fatias.

  

Servir bem quentinho.
Bom apetite.

Entrecosto no forno com batatas assadas

Eu não sou grande consumidora de carne de porco. Não aprecio muito. Mas se me derem o famoso "Pianinho" aí a conversa é bem diferente.

Eu gosto muito de entrecosto. Quer seja, grelhado, assado, guisado e até frito. O que mais gosto é sem dúvida o feito no grelhador a carvão, mas à falta dele temos que fazer de outras maneiras.

Este fim assim:

Depois de lavadas e cortadas com um golpe na vertical, levei as batatas num tabuleiro com azeite, sal, alho picado e alecrim, ao forno.
Em outro tabuleiro, coloquei azeite, alho picado e três rodelas de limão. Em cima pus o entrecosto e voltei a por alho e limão. Temperei com folhas de louro, sal, pimenta preta e manteiga três pimentas da vaqueiro.
Levei ao forno a 180.º C, cerca de 30 minutos.

 Ficou muito saboroso.


Bom apetite.

08 fevereiro 2013

Bolo de Nutella e Chocolate com Maltesers

A vida tem muitos prazeres e muitas alegrias. A minha filha, o meu marido, a minha família, os amigos, e tantas outras coisas mais que fazem parte da minha vida. Uns dias correm bem, outros nem tanto! Porque é assim mesmo, faz parte da vida.

Mas se há coisa capaz de me por um sorriso nos lábios é ir para a minha cozinha e mexer nos meus tarecos. Adoro cozinhar e pior adoro comer :) E aqui entra o senhor mestre chocolate. 

E porque ninguém melhor do que o Diogo do Blog - A Culpa é das Bolachas, para os eternos apaixonados pelo chocolate, não resistirem a meter as "mãos-à-obra", fiz este bolinho. E senhores que delicia de bolo :)

Foi feito para a minha Mammy que fez ontem a linda idade de 51 aninhos. Fiz metade da receita, porque a festarola grande, essa sim é sábado.


Vamos ao que interessa?



Ingredientes:
400 g de Nutella
100 g de Avelãs picadas (eu usei, amêndoa, mas fico igualmente delicioso)
100 g de chocolate
6 ovos
125 g de manteiga
1 colher de sopa de rum ou água
2 colheres de sopa de farinha
Cobertura:
1 pacote de Maltesers
100 g de chocolate
100 ml de natas

Preparação:
Partir o chocolate em bocados e derreter no micro-ondas. Separar as gemas das claras, e bater as mesmas em castelo com um pouco de sal.
Juntar a manteiga amolecida com a Nutella e bater muito bem.
Juntar as gemas e continuar a bater. Juntar o Rum (ou água), e as avelãs e envolver bem.
Juntar o chocolate derretido (já frio) e envolver bem.
Juntar as claras batidas, envolvendo com delicadeza.
Levar ao forno por cerca de 30 a 40 minutos, conforme o forno, a 180.º C numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. (eu utilizei spray vegetal)

Preparação da cobertura:
Aquecer as natas e colocar por cima o chocolate partido em bocados. Deixar uns segundos e mexer muito bem.
Colocar o chocolate no centro e ir espalhando, de forma a que o chocolate comece a descer.

Por fim colocar no topo os Maltesers.
Que vos parece. Já comiam uma fatia, certo? :)
 

07 fevereiro 2013

Bacalhau frito no forno

Bacalhau é o "Fiel amigo do português - somos Reis do Bacalhau", talvez sejamos dos povos que o saibamos cozinhar de mil e uma maneiras. E eu gosto tanto de Bacalhau.

Este menino foi primeiro frito e depois levei-o ao forno com batatas. E para acompanhar, e porque adoro, fiz umas migas de couve com feijão-frade.

Vamos à receita:


Primeiro, fritei o bacalhau em azeite com muito alinho e em lume brando, virando várias vezes o bacalhau.

Tirei o bacalhau e reservei. Na mesma frigideira, coloquei duas cebolas e três dentes de alho, que cortei às rodelas. Juntei dois tomates cortados aos quadros e juntei coentros. Deixei amolecer a cebola.

Num prato de barro, coloquei um pouco de azeite, as postas de bacalhau (anteriormente fritas), as batatas cortadas às rodelas à volta e por cima pus a cebolada. Levei ao forno a cerca de 180º / 190ºC, até as batatas ficarem cozidas.

Entretanto, novamente na mesma frigideira, coloquei mais azeite, 5 dentes de alho picados e deixei fritar um pouco o alho. Juntei a broa de milho esfarelada e mexi. Juntei-lhe a couve (utilizei um saquinho de couve preparada para caldo verde) previamente cozida e o feijão-frade. Deixei estar mais um pouco a absorver os sabores e servi como acompanhamento do bacalhau. 




 Que vos parece. Vai um bocadinho? :)


Bom apetite!

Francesinha

Uma experiência a repetir. Sem dúvida. O maridão provou e aprovou e eu também, ora não fosse eu uma gulosa :)
De várias pesquisas que fiz na net, "e tirando um bocadinho daqui e um bocadinho dali", o resultado final em muito me agradou . Muito fácil, muito rápida e incrivelmente saborosa. Tenho a certeza que não estará ao nível de uma feita por um Portuense, mas modéstia à parte ficou muito boa.


Vamos à dita:

Ingredientes:
4 fatias de pão de forma, sem côdea
2 bifanas de porco (ou 2 bifes de vaca se preferirem)
2 salsichas de frasco (ou frescas)
2 linguiças
4 fatias de queijo
4 fatias de fiambre

Molho:
1 cerveja (33cl)
1 cálice de vinho do porto (eu utilizei vinho do porto rosé)
1 caldo de knorr de carne
2 folhas de louro
1 colher (de sopa) de maizena, desfeita em 1 dl de leite
2 colheres (de sopa) de polpa de tomate
1 colher (de sopa) de azeite
Piri-piri (eu utilizei molho de Tabasco)


Preparação:
Começar por fazer o molho: Juntei todos os ingredientes e levei a lume brando até reduzir para metade e ficar um molho espesso.

Entretanto, temperei as bifanas e grelhei-as. 

No mesmo sítio, no meu caso é uma chapa, mas vocês façam no grelhador, grelhei ligeiramente as salsichas, as linguiças e depois no fim torrei um pouco o pão no mesmo sítio, para absorver os sabores.

Num tabuleiro de ir ao forno, coloquei a fatia de pão, a bifana grelhada, a salsicha cortada a meio, as 2 fatias de fiambre, a linguiça também ela cortada ao meio, tapei com a outra fatia de pão e por cima pus duas fatias de queijo.

No fim acrescentei um ovo estrelado.

Depois de feitas as francesinhas, coloquei o molho quente por cima, e levei ao forno previamente aquecido, o tempo sufeciente para derreter o queijo.

Servi de imediato.


Garanto-vos que é de lamber os dedos :)
Bom apetite!

05 fevereiro 2013

Bacalhau no forno, com legumes

Rápido, simples mas muito saboroso! É assim a versatilidade do nosso bom bacalhau.




Ingredientes:
Bacalhau
Batata
Cenoura
Bróculos
Ovo
Natas para bacalhau (mimosa)
Queijo mozzarella 
Sal q.b.

Preparação:
Para nos facilitar a vida, nada como cozer todo no mesmo tacho. Como eu não tenho tachos grandes, utilizei a panela da sopa ;) que funcionou muito bem.

Na "dita" pus, as batatas e as cenouras e deixei cozer um pouco. Depois juntei o bacalhau e deixei cozer 5 minutos, por fim juntei os bróculos.

Num tabuleiro, pus o azeite. Depois coloquei alho, as batatas e as cenouras (já cozidas) cortadas às rodelas. Desfiei o bacalhau, e por cima pus os bróculos.

Por fim salpiquei com um pouco de sal, não muito devido ao bacalhau e verti um pacote de natas para bacalhau em cima. Para finalizar, juntei o queijo.

Levei ao forno a 190ºC, até ficar com esta cor dourada.

Bom apetite!